Projetos > Extração de sílica da palha de arroz para purificação de macromoléculas

A obtenção de moléculas como peptídeos, proteínas e ácidos nucleicos de boa qualidade e quantidade para utilização em saúde, na indústria e nos laboratórios de pesquisa é fator crucial para desenvolvimento social, diagnóstico laboratorial e expressão de recombinantes. O uso de protocolos moleculares tem sido extensivamente aplicado em quase todos os ramos da microbiologia e uma de suas etapas cruciais é o isolamento efetivo do DNA bacteriano. Tal isolamento deve ser simples, rápido, reprodutível e de baixo custo, especialmente quando a análise de muitas espécies e linhagens se faz necessária. A crescente aplicação da PCR na microbiologia molecular, que permite detecção e rápida identificação de patógenos, enfatiza ainda mais a necessidade do isolamento eficiente de ácidos nucleicos livres de proteínas e resíduos celulares de alta massa molecular.

Neste projeto desenvolvemos um processo de tratamento termoquímico da casca de arroz e obtenção de sílica de alta capacidade de adsorver macromoléculas como ácidos nucléicos e proteínas. Esta sílica apresenta enorme vantagem com relação às demais pelo fato de a matéria prima e o processamento serem de baixo custo, além de apresentar capacidade adsortiva semelhante as demais.

Em testes nos quais foi utilizado DNA plasmidial a sílica mostrou capacidade de adsorver até 1 (um) miligrama de DNA por grama de sílica e o DNA eluído desta sílica mostrou-se com alto grau de pureza.

 

Diagnóstico e Tratamento de Câncer
Diagnóstico de Hipertensão e Lesão Renal
Reconstituição Óssea
Extração de Sílica de Palha de Arroz
Trombose

Rua Lauro Vannucci 1.020, Sala 22 - jardim Santa Cândida
CEP 13087-548, Campinas - SP, Telefone: 19 3307-3052

[email protected]