Projetos > Diagnóstico de Hipertensão e Lesão Renal

Hipertensão é uma doença complexa, multifatorial, que resulta do desequilíbrio de vários sistemas e é um problema de saúde pública, sendo o mais significante fator de risco em doenças cardiovasculares e que resulta em insuficiência cardíaca, renal e acidente vascular cerebral. Tradicionalmente, hipertensão arterial era definida pelo nível da pressão diastólica, por sofrer menor variabilidade do que a pressão sistólica. Atualmente, sabemos que a pressão sistólica é tão ou mesmo mais preditiva do risco cardiovascular do que a diastólica e deve ser incorporada à nossa definição de hipertensão. Para estudar a genética da hipertensão foram investigados os efeitos sistêmicos da indução de mutações nos genes candidatos a ser o gene para a hipertensão essencial em humanos e se estabeleceu que o gene da enzima conversora de angiotensina I (ECA) é essencial para a manutenção da pressão sangüínea normal.

Recentemente ficou caracterizado que o perfil eletroforético envolvendo a ECA, que apresenta massa molecular 190 kDa, e suas isoformas de 65 kDa e 90 kDa, na urina de humano, pode ser utilizado no diagnóstico precoce da hipertensão e de diagnóstico de lesão renal. A isoforma de 90 kDa aparece somente na urina de indivíduos propensos a desenvolver hipertensão e dependendo da composição da amostra envolvendo as demais isoformas pode-se concluir a respeito de possível lesão tecidual, especificamente os rins. Desta forma, a avaliação da presença destas proteínas na urina e a determinação de seus níveis podem contribuir para a estratificação de risco e decisão terapêutica na hipertensão arterial.

O objetivo deste projeto é a produção destas proteínas através de técnicas de recombinação gênica e a utilização para geração de anticorpos monoclonais específicos para cada isoforma, que serão utilizados para produzir um kit que permita avaliar os níveis dessas isoformas em urina de pacientes através de imunodiagnóstico.
Este projeto está baseado em dados obtidos pela Profª Drª Dulce Elena Casarini (Patente PI0206903-2) e tem financiamento Fapesp.

Diagnóstico e Tratamento de Câncer
Desenvolvimento Celular
Diagnóstico de Hipertensão e Lesão Renal
Reconstituição Óssea
Extração de Sílica de Palha de Arroz
Trombose

Rua Lauro Vannucci 1.020, Sala 22 - jardim Santa Cândida
CEP 13087-548, Campinas - SP, Telefone: 19 3307-3052

[email protected]