A Proteobras foi criada com o objetivo de preencher uma lacuna considerável no mercado nacional de proteínas. Poucas empresas no país se dedicam à produção de proteínas recombinantes e destas, número menor mostrou-se capaz de colocar no mercado proteína com atividade biológica em condições de atender as necessidades dos consumidores.

Empresa formada por pesquisadores com vínculo com universidades públicas e com experiência em manipulação de genes e proteínas. O desenvolvimento de técnicas de manipulação de genes, produção e purificação de proteínas de interesse sócio-econômico levou estes pesquisadores a investir em estrutura empresarial com intuito de oferecer tais produtos à sociedade a preços compatíveis, principalmente aqueles importados, de difícil acesso e custo elevado. Criada dentro da incubadora de Mogi das Cruzes (Intec – Mogi), ), e a partir de outubro de 2011, transferiu suas instalações para Paulínia - SP.


Optamos por utilizar um conjunto de técnicas, denominada tecnologia do DNA recombinante, hoje consagrada, mas ainda pouco utilizada no Brasil para a produção de proteínas. Existem diversos sistemas e protocolos bastante conhecidos para se produzir uma proteína recombinante, entretanto, até o momento nenhum destes mostrou-se mais eficiente para produzir proteínas glicosiladas em grande quantidade que o que utiliza de levedura como organismo geneticamente modificado. Desde a criação da Proteobras, algumas proteínas foram produzidas, sendo estas proteínas de aplicação em diagnóstico e tratamento de câncer, fertilização in vitro e regeneração tecidual. Algumas destas proteínas estão já em fase de testes de campo.

Buscando atender e atuar como agente facilitador dos trabalhos da comunidade científica e de outras comunidades envolvidas em pesquisa e desenvolvimento biotecnológico, a Proteobras vem trabalhando na geração de novos produtos. Assim foram desenvolvidos os produtos Afilit, Acril T30, Acril T4, Prata tamponada e Proteoquant, alguns desses encontrados somente no mercado brasileiro.

Além das proteínas recombinantes, deverão ser disponibilizados no mercado em curto espaço de tempo, produtos totalmente nacionais como o kit de purificação de DNA, agarose de boa qualidade e de baixo custo, padrão de massa molecular para proteínas, entre outros.

 

 

Rua Lauro Vannucci 1.020, Sala 22 - jardim Santa Cândida
CEP 13087-548, Campinas - SP, Telefone: 19 3307-3052

[email protected]